sexta-feira, 17 de outubro de 2014

2 em 1 - GeoQuiz e Homenagem (ou agradecimento?) a um professor!

Recém passado o Dia dos Professores, escrevo esse textinho para repercutir o que julgo ser uma boa proposta pedagógica para quem curte a função docente e, inevitavelmente, homenagear um grande professor que tive!

Pois bem... essa semana criei o GeoQuiz, uma "brincadeira" que objetiva fazer meus alunos refletirem sobre o conteúdo trabalhado nas últimas aulas através do WhatsApp. As turmas com as quais trabalho em uma grande escola de Porto Alegre têm grupos das suas turmas no Zapzap. Eu, por desenvolver uma relação próxima com os alunos, sou o único professor inserido (enxerido) nos grupos.

GeoQuiz consiste em uma ou mais perguntas que exigem o raciocínio rápido e associativo dos alunos. Aqueles que tiverem construído bem as habilidades abordadas nas questões estarão aptos a responder às perguntas e, logo, sair-se-ão vencedores. Primeiramente ofereci um Kit Kat como prêmio aos ganhadores, mas, ciente de que isso me levaria à falência em alguns dias, passei a oferecer prêmios simbólicos.

A ideia é que as perguntas sejam contextualizadas com algo que esteja acontecendo ou tenha recém acontecido. Assim os alunos vêem a Geografia na vida real! Uma chuvarada, por exemplo. Outro resultado interessante percebido com a brincadeira é a vontade dos alunos em participar, mesmo sendo fora do horário de aula. Chegam a abrir seus cadernos em casa para consultarem a matéria das aulas (enviam fotos disso)!

Não sei o quanto fui influenciado pelo Prof. Lucas Klassmann - antes de um grande Professor, um baita primo! Ele fazia brincadeiras parecidas via Twitter e contava com a participação de vestibulandos do Brasil inteiro! Só lembrei da semelhança entre as propostas quando percebi o quanto isso vinha sendo legal para os alunos. Imediatamente re-senti as boas sensações de quando eu mesmo participava daquele quiz de Biologia do meu primo, ops, nesse contexto, professor!

Enfim... acho que o melhor agradecimento e homenagem que eu poderia fazer para esse grande professor é mostrar a sua influência 6 anos depois de ter sido seu aluno. Professores bons são imortalizados através da sua prática! Feliz Dia do Professor, meu primo!

" (...) pois os alunos corretamente instruídos estimam seu professor com afeto e respeito. E é quase impossível dizer quão mais voluntariamente imitamos aqueles a quem amamos."
Marco Fábio Quintiliano


Nenhum comentário: