quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O que eu faço de diferente? ¯\_(ツ)_/¯

Uma das coisas que mais gosto na profissão Professor é compreender essa complexa instituição chamada Escola...

Nesse sexto ano do lado de cá do processo de ensino-aprendizagem, compreendo como nunca os fatores que me colocavam em conflito com a educação escolar convencional (prefiro não usar o termo "tradicional" para isso), dos tempos em que estava do lado de lá.

Um dos fatores é a simples, mas difícil de presenciar, humanização das relações... A relação professor-aluno que percebo é parecida com a relação estereotipada do genro com a sogra. Demonstram um aparente interesse no bem-estar um do outro, até perguntam se o outro está bem, mas nem escutam a resposta. Não concretizam um "diálogo", de fato. 

Tenho percebido ultimamente... 
... que por trás de toda a iniciativa de sucesso nas escolas, que resultam em curiosidade, busca e aprendizagem, está o afeto, o cuidado nas relações, a humanização no lugar da "criaturização". 
...que antes de qualquer metodologia de ensino inovadora, proposta pedagógica revolucionária, utilização de novas linguagens no ensino de sei-lá-o-quê, está o diálogo, a escuta...
... que antes do resultado, tem um processo. Vejo muita preocupação com o resultado e pouca com o processo.
-------
"O que eu faço de diferente? Não sei... nas últimas 5 aulas, fiz 4 avaliações dissertativas."
¯\_(ツ)_/¯ 
.

Um comentário:

Anônimo disse...

Me gusta, curti, I like...