sábado, 25 de junho de 2011

Redes Sociais e meu Aniversário

Orkut, Twitter e Facebook, as redes que me pescaram, estão mudando o quê sempre chamamos de Relação Social. Isso ficou bem evidenciado no dia do meu aniversário, ontem, através das centenas de recados que recebi de feliz aniversário.

A começar pela sinceridade dos recados; há mensagens carregadas de sinceridade e há aquelas que estão lá apenas para marcar presença na página de recados, ou no meu mural. Antes do advento das redes virtuais, todo o "feliz aniversário!" que tu recebias era sincero, pois era ouvido, e não lido. Alguém te ligava, ou te encontrava, lembrava e te desejava tudo de bom. Note que não quis dizer que o recado escrito não vale tanto quanto o falado. Nem que todo o falado é sincero, e muito menos que todo o escrito é sem valor.

Outra mudança na forma com que nos relacionamos hoje, é a distância relativa. As redes sociais nos aproximam, relativamente, de pessoas (que deixaram de ser pessoas para serem 'contatos') que nunca nos desejariam feliz aniversário. Sequer saberiam que nosso aniversário é no dia que é. Porém, acabam por afastar pessoas. Antes, os mais chegados, aqueles que sabem a data do teu aniversário, te desejariam pessoalmente, ou pelo menos via telefone, saúde, paz, sucesso... agora a comodidade os permite desejar essas coisas via internet, com a mesma sinceridade, mas sem aquela proximidade.

Enfim, vantagens e desvantagens dessas novas formas com que nos relacionamos. As redes sociais virtuais nos aproximando de quem perderíamos contato e nos afastando de quem deveria ser mais próximo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ahahaha! Não te mando mais feliz aniversário, então. =D

Karol ^^ disse...

Concordo. Ou quando preparamos uma festinha (seja um bolo ou algo mais) com todo amor e carinho, a preguiça de se deslocar ou por não conseguir deixar de pensar só em si, não permite a troca daquele abraço que realmente faz a diferença.

Artureka disse...

Acho que o Anônimo não pegou a mensagem...

Karoool, minha querida, é verdade... ler o feliz aniversário desejado numa rede social nunca será tão legal quanto receber um abraço, pessoalmente....

LuVerona disse...

Concordo c/ td q vc colocou! Cheguei a mesma conclusão após o meu niver hehe. Iria escrever um post no meu blog sobre isso mas vc já fez, então.. deixo apenas meu comentário hehehe!

F3lipiar disse...

Grande reflexão, muito bem esposta, dando a entender que existem vantagens e desvantagens ao mesmo tempo. Aproxima e afasta ao mesmo tempo. Muito loco esse processo. Vo utilizar teu texto nas minhas aulas posso?

abraço!

Artureka disse...

Bah meu querido Felipe, se tu podes usar nas tuas aulas? É claro que sim, aliás, seria uma felicidade imensa pra mim!
Obrigado pelo comentário!!!
Grande abraço!