quarta-feira, 6 de abril de 2011

Brasília 2009

Bah! Brasília foi demóóis.

Brasília é uma cidade que todos deveriam conhecer. Cheia de particularidades, uma cidade muito diferente de todas as outras que estive.

O lugar que mais em despertava interesse era o Congresso Nacional (foto). Um lugar lindo, arquitetonicamente falando, bem como tantos outros frutos do tio Oscar. Lá presenciei discussões no Senado e na Câmara, sem que pudesse tirar fotos. É bom lembrar que fui numa Quinta-feira, pois já diria a frase:
"se o horário é de Brasília, por que trabalhamos Segunda e Sexta?".

Nos 15 dias que estive por lá conheci todos os pontos turísticos (dos museus aos pontos mais famosos como a Catedral) e shoppings, pois minha irmã pensava ser diferente dos de Porto Alegre e do resto do mundo...

O quê mais se vê na capital federal, por mais bonito que seja, é concreto - isso é explicado pelas super-valorizações presentes quando a cidade era um grande canteiro de obras. Políticos adoram obras.
O quê menos se vê são Brasilienses. Todas as pessoas que conversei, funcionários, taxistas, vinham de outros estados. O fato de Brasília ter completado apenas 50 anos em 2010 explica. Também não se vê muita gente na rua, mesmo nas asas do avião (Brasília tem um traçado urbano em forma de avião).

Trouxe da capital, como curiosidade, o fato de ser extremamente quente e, por mais que caminhemos pelas longas praças secas, não suamos. Com a mesma temperatura em Porto Alegre, suaríamos horrores. Umidade baixíssima que pode causar sangramentos no nariz de quem não está acostumado.

Muitas boas lembranças de Brasília.

Nenhum comentário: