sexta-feira, 30 de novembro de 2012

TEDx Unisinos - Inovação na Educação

Alegria!

Hoje participei, como ouvinte, claro, do TED! Apesar de há muito tempo já acompanhar belas palestras pelo site, hoje assisti ao vivo. Esclarecendo para quem não conhece e vai clicar aqui para conhecer o site logo mais, o TED é uma organização que promove palestras com pensadores de determinados assuntos.
Eu, mais especificamente, participei do TEDx Unisinos que abordou o tema Inovação na Educação.
O evento foi muito bom em termos de organização; tudo muito bonito, todos os participantes confortáveis e bem amparados com o apoio de vááários voluntários, etc. Porém, ah porém, eu esperava mais das palestras que assisti; em termos de conteúdo, criatividade e novidades... na verdade, erro meu, que superestimei as palestras. Esperava que todas tivessem o toque de humor e a clareza do Sir Ken Robinson e as ideias e a criatividade do indiano Arvind Gupta.

Assisti a todas as palestras e em apenas uma eu me levantei para aplaudir. Eu e todos os outros ouvintes. Merecido reconhecimento do público ao matemático Gustavo Reis! Dentre tanta coisa interessante dita na palestra, cito uma que não define a linha de seu raciocínio, mas que todos os professores em formação, como eu, deveriam ouvir. Disse ele que "no Brasil, a gente tem que ser socialmente resistente se quiser ser professor". Exato! Pessoas que não resistem às involuntárias tentativas de desvalorização moral da categoria, abandonam seu sonho... 

Mas enfim, não quero me estender nem focar nas palestras. Elas poderão ser assistidas depois via internet. De repente eu comento elas, uma por uma... veremos. Também não quero criticar ao modelo do evento ou os critérios para escolha dos palestrantes. O que quero mesmo, é dizer que apesar de ter superestimado as palestras e ter algumas críticas às escolhas dos palestrantes, eu saí de lá feliz por alguns motivos. 

Um deles foi ver a presença do PIBID no evento, sendo o foco de duas palestras. Já não podemos falar de inovação na educação do Brasil atualmente, sem citar o programa.  Mas o mais motivante foi ver que estou no caminho certo. Nada do que fora tratado como novidade foi novidade pra mim. Mesmo assim aprendi muito, claro. Me inspirei, antes de mais nada. Vi que inovar na educação é, acima de tudo, achar um meio de obter sucesso no processo de aprendizagem. Simples assim. Foram nas ideias mais simples, nos materiais mais baratos, que vi os professores inovando e a transformação ocorrendo.

Que venha o próximo TEDx!
.

Um comentário:

Cássio disse...

Poxa, tu falou neste evento é só agora que me liguei que era relacionado com esse site. Muito bacana, agora estou só no aguardo do relato das palestras.

Abraço