quarta-feira, 9 de maio de 2012

O "professor-pedreiro"...

Vejo meu caminho na docência como um muro que eu vou construindo...

Um muro sem o objetivo de separar; um muro que visa servir de apoio àqueles que têm dificuldade para ver o horizonte. Um auxílio para que, sozinhos, consigam escalá-lo, possam olhar mais longe e assim decidir os próximos passos. Quem sabe até erguendo outros muros mais adiante...

É como se eu acrescentasse tijolos neste muro a cada aula que eu desse. Sinto que há aulas que poucos tijolos são acimentados. Em compensação, noutras o muro ganha uma base sólida, que o manterá em pé, com tijolos de respeito, carinho, alegria, paciência... Sem frustração: tem aula que eu não consigo acrescentar sequer 1 tijolo. Surge aí uma oportunidade para refletir sobre a forma com que tentei colocá-lo lá e para valorizar a altura que ele já adquiriu até o momento.

Mas o que me leva a escrever isto, é a preocupação com este muro. Quantos outros professores-pedreiros estão nesta obra comigo?

Hoje saí da aula e me deparei com uma colega destruindo o muro a voadoras. Justamente num dia em que senti ter acrescido uma certa altura. Difícil saber o quanto perco com estes destruidores, pois não olho para o chão para ver o quanto tem de tijolo caído, e sim para cima, para onde almejo chegar com esta obra.

A esperança é que, com o passar do tempo, eu vá deixando o muro mais alto e forte, de modo que quando alguém derrubar parte dele, o restante será cada vez maior, até ele atingir uma altura em que se estabilize e torne-se inabalável.

2 comentários:

Anônimo disse...

Querido, você não constroi muros e sim escadas! Acrescenta tijolos à escada de cada aluno!

Artureka disse...

Querido Anônimo, obrigado pelo comentário!!!

Utilizei o muro, em vez da escada, por alguns motivos.
1. Eu adorava subir nos muros quando era pequeno, hehe;
2. O muro, assim como a escada, pode servir para enxergarmos mais longe, metaforicamente falando;
3. Mas, principalmente, sinto que é fácil destruí-lo, diferentemente da escada. E por melhor que eu trabalhe o respeito, por exemplo, com exemplo, conversa, basta 1 minuto para que outro professor o desrespeite e destrua alguns tijolos ainda não muito bem acimentados...

Grande abraço, seja quem for! (adoraria saber =D)