sábado, 5 de novembro de 2011

A Sala dos Professores

Contato com os colegas sempre tive, mas ter este contato espacializado na Sala dos Professores potencializa características dos assuntos sempre presentes nas conversas entre os colegas.

Lembro da alegria que sentia quando tinha que pegar livros na sala dos professores, á mando de algum professor, ainda nos tempos de colégio. Entrava na sala e via os professores à vontade, comendo bolachas, tomando café e conversando confortavelmente nos sofás.
Todo o aluno gosta de ver professores relacionando-se amigavelmente; a Psicologia explica.

Depois de estar certo da carreira docente, passei a imaginar que a sala dos professores seria um espaço destinado à troca de experiências, basicamente. Uma espécie de congresso diário dos professores de determinada escola. Gente com muita afinidade (tipo Big Brother), muito em comum. Só alegria.

Hoje que frequento algumas salas de professores, vejo que os colegas inutilizam-no. Generalizando muito o que acontece neste ambiente e como se comportam aqueles que o frequentam, baseado numa amostra irrelevante de salas e em conversas de corredor, digo que a sala dos professores é um espaço de desmotivação e desesperança, em que os mais experientes encontram ouvidos loucos para ouvir, e os mais novos encontram bocas loucas para desabafar. Funciona na maior parte do tempo como um lugar seguro para se falar mal dos alunos; citando nomes e turmas.

Ainda assim, a sala dos professores não perdeu sua magia, para mim. Quem determina a dinâmica deste espaço são os agentes deste. Uma sala em que professores de várias áreas do conhecimento se encontram, tem tudo para ser algo potencializador de boas iniciativas e de boas amizades. O resto, guardemos para as reuniões e terapias!

2 comentários:

Renan Darski Silva disse...

na minha também é espaço de comercialização de DVDs e trufas.

Artureka disse...

Hahah... mais produtivo, pelo menos!
Abração!