terça-feira, 26 de abril de 2011

O Causo da Turbulência

Viajar sozinho permite-nos fazer muito mais observações. A mente funciona intensamente analisando aquilo que os olhos focam, entre pessoas e paisagens. Especialmente em viagens que necessitam um deslocamento aéreo, torna-se muito interessante observar o comportamento das pessoas tanto durante o voo quanto nas salas de embarque e desembarque.
Um exercício legal é olhar (sempre com discrição) a pessoa que deixa transparecer sua aerofobia, ou o seu medo normal de primeira viagem aérea.

Sua atenção é voltada integralmente às aeromoças que fazem aquela apresentação dos procedimentos de segurança. No ar, suas mãos suadas passam pela calça e secam provisoriamente... a paisagem lá fora é encantadora, mas vale a pena dar só mais uma lida no papel que ensina a abrir a saída de emergência... Vai que, neh...

Seus olhos olham para todos os cantos sem ver nada.
Chegando em Porto Alegre e o comandante informa que atravessaremos uma nuvem mais densa que poderá causar uma certa turbulenciazinha. O diminutivo conforta aqueles que estão com medo. Mesmo assim, o sinal de "Coloque o Cinto de Segurança" é acionado emitindo um som que desperta a vontade de rezar o bom e velho Pai Nosso, em voz baixa visto que estamos próximo de Deus.

Na proximidade desse tripulante nervoso encontra-se um padre dormindo tranquilamente, passando uma segurança divina para ele. Enquanto aquele grande avião chacoalha enlouquecidamente como se fosse um de papel, a luz falha, e o comandante volta a falar da cabine para pedir paciência pois é uma nuvem bem pesadinha. Esse outro diminutivo acaba com a confiança no piloto e age de forma inversa à sua real intenção. Os frios na barriga passam a ser cubos de gelo e o padre acorda com cara de quem está perdendo a confiança em Deus, com uma sobrancelha levantada.

Fim da turbulência. O avião aterrissa e o tripulante que observei vai embora, com sua fé fortalecida; feliz e disposto, a nunca mais voar.

Um comentário:

Ana Luísa disse...

Haha...excelente! Aconteceu coisa semelhate comigo, mas quem expressou o medo foi um comandante da Gol que estava sentado ao meu lado e que iria realizar um voo dali a meia hora, hehehhe...coitado!