sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Rascunho da Redação CV UFRGS 2009

Não lembro do título que coloquei, mas o resto está aí...

A partir de estatísticas do presente, nos preparamos para um futuro melhor. Observando alguns dados satisfatórios, notamos um progresso em segmentos da economia e da sociedade; entretando, concluímos que o investimento na base do desenvolvimento vem diminuindo. É necessário preocupar-se mais com a educação.

Os principais países desenvolvidos souberam como construir o principal alicerce da grande construção que é o Estado. Investiu-se pesado no futuro do país - os jovens - sem se descuidar de outros setores econômicos. Isso não exige grandes gastos, embora o fator financeiro seja compensado mais tarde; é uma questão de priorizar o que julgamos ser mais importante, de desviar verbas para o que seja de interesse de todos e não de um ou outro bolso - ou cueca - de um corrupto.

Se pensarmos a nivel estadual, os objetivos se assemelham, porém em proporções menores. O estado do Rio Grande do Sul, em particular, tem uma grande participação no cenário federal; junto disso, os gaúchos adquirem uma responsabilidade em relação a estados menores: se somos potenciais contribuintes para o desevolvimento devemos nos manter assim ou, se possível, melhora nossos indicativos sócio-econômicos. Lamentavelmente isso não vem acontecendo em sua plenitude. O RS, mesmo tendo melhorado em segmentos como saneamento básico e renda, piorou na formação dos jovens.

O estado que no mapa serve de apoio para o resto do Brasil, onde nasceram Leonel Brizola e Getúlio Vargas, decresceu no que diz respeito à educação. Então, já que somos fortes na agricultura, que plantemos agora a semente do progresso para que colhamos um futuro melhor.

Um comentário:

susan disse...

Nossa achei que você foi muito bem adorei seu texto!