segunda-feira, 13 de abril de 2015

Galeano, Freire, Cortella, Turucutá....

Me peguei pensando enquanto desfruto de um tempo só para mim, graças a uma aula cancelada, que o vídeo divulgado hoje na página da Turucutá no Facebook, exposto aqui, apesar de ser um registro de alegria, tem tudo a ver com a morte do Galeano

O vídeo mostra um monte de gente pequena, em um lugar pequeno, fazendo coisas pequenas, podendo assim mudar o mundo. Afirmo que um trabalho como o da Oficina de Percussão da Turucutá tem poder de transformação, pois é um trabalho de Educação Musical, e a Educação, embora não seja capaz de mudar o mundo, ela muda pessoas. Essas sim, né Paulinho Freire... essas mudam o mundo.

Ali tem professores que seguem caminhantes devido às suas utopias, de musicalizar as pessoas, de fazer músicas nos espaços públicos, de tornar o mundo mais alegre, dançante, brincante... Essas realizações seguem se afastando conforme nos aproximamos delas, mas assim nos mantemos em movimento. E assim percebemos importantes transformações culturais na fria e conservadora Porto Alegre!

Enfim... aprendi muito sobre a morte com o Cortella, filósofo e educador brasileiro, que sempre questiona o que deixaremos quando partirmos. Então o Dudu Galeano seguirá vivo. É só uma questão de ponto de vista sobre a morte. Quem me dera seguir vivo depois de morrer, também!



---
Citações nas entre-linhas:
"Muita gente pequena, em lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, podem mudar o mundo."
Eduardo Galeano


"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar."
Eduardo Galeano


"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo"
Paulo Freire

"Eu não estou preocupado com a morte, mas com a vida, para que ela não seja banal e fútil. Quando você se for, o que vai deixar?"
Mário Sérgio Cortella

Nenhum comentário: