quinta-feira, 21 de março de 2013

Grades e mais grades...

"As grades do condomínio são pra trazer proteção, 
mas também trazem a dúvida 
se é você que está nesta... prisão!" 
Minha Alma - O Rappa

Notei na primeira vez em que voltei ao Instituto de Educação como professor, que há cinco olhares possíveis de serem feitos sobre a grade posta na frente do seu prédio: a, b, c, d, e.

a) Enquanto fui aluno da escola, não havia grade, logo, não havia um olhar direto sobre ela. Mas olhava o projeto e já me posicionava, enquanto Grêmio Estudantil, contra. Era ainda um olhar imaturo e que mirava o futuro, portanto sem uma base sólida que o sustentasse e sem a real dimensão do poder de uma grade.

b) Entre 2008 e 2013, período em que estive fora da escola , olhei a grade enquanto pedestre. Algo arquitetonicamente inadequado para uma construção tão bonita, que sequer permitia-me admirar sem querer a sua faixada. Sim, pois uma pessoa em movimento e de estatura menor que a grade, ao olhar na direção da escola, na diagonal, observa somente a grade. De imponentes, os pilares por detrás desta passam a ser impotentes.

c) Nas visitas em datas comemorativas (Festa Junina, Reencontro de Ex-alunos, etc.), ao ser barrado pela grade, tive um terceiro olhar: o olhar de ex-aluno. De alguém que viveu a escola e muito fez por ela e agora é barrado por uma grade que não difere um bandido de alguém com boas intenções com a escola.

Sombra à que tive acesso por ser professor.
d) Volto então, agora, como professor à escola. Chego às 13h10min e a grade gentilmente abre para que eu possa esperar dentro do território escolar onde posso usufruir de uma única sombra (foto) do final do verão porto-alegrense  Atente para a palavra-chave território, um conceito diretamente relacionado com poder, limite e fronteira

e) Agora o pior dos olhares que a grade recebe: o olhar do atual aluno. Uma criança que segue a característica geral de sua geração que é a despolitização (há exceções, para nossa alegria). Lutar por seu direito não é do seu feitio. 
Ele chegou junto comigo, no mesmo horário, sob o mesmo Sol de Forno Alegre em março; mas ele não pôde entrar. A grade seleciona a pessoa que pode ter o seu lugar à sombra. Ela hierarquiza e coloca o professor (eu) um nível acima do mero aluno que, pobrezinho, não pode nem contar com a sombra do falecido Guapuruvu (foto) que por tanto tempo me cobriu projetando sua sombra na calçada.


Onde havia um Guapuruvu e uma bela sombra...


Então pensemos:
Se este aluno chega cedo demais, como neste caso, fica na rua. 
Se este aluno chega atrasado, após 10 minutos de tolerância fica na rua
Entende-se por "ficar na rua", ficar sob as intempéries da natureza, o Sol forte, a chuva, o calor, o frio, vento... e, ainda, exposto à violência.


 Agora, se este aluno chegasse no horário, entre 13h25min e 13h40min, ele seria preso. A grade o engoliria e o manteria até o fim do turno naquele prédio. Prédio este que, por muito pouco, difere de um presídio. Os carcereiros, ou, nesse caso, professores cuidando de suas celas, ou, salas. Professores estes, presos à uma grade curricular dentro da educação do medo.

E à quem interessa o medo, as grades, os muros, ...?

3 comentários:

Jama Libya disse...

1°A GLOBO ditadura Vandalista da comunicação, leviana ardilosa e racista inimiga do povo brasileiro. No Brasil os judeus monopolizam a TV discriminam e humilham as mulheres negras?A MeGaLOBO RACISMO? A violência do preconceito racial no Brasil personagem(Uma negra boçal degradada pedinte com imagem horrenda destorcida é a Adelaide http://globotv.zorra-total/v/adelaide-e-briti-pedem-dinheiro-no-metro/, do Programa Zorra Total, TV Globo do ator Rodrigo Sant’Anna? Ele para a Globo e aos judeus é engraçado, mas é desgraça para nós negros afros indígenas descendentes, se nossas crianças não tivessem sendo chamadas de Adelaidinha ou filha, neta e sobrinha da ADELAIDE no pior dos sentidos, é BULLIYING infeliz e cruel criado nos laboratórios racistas do PROJAC (abrev. de Projeto Jacarepaguá da Central Globo de Produção) da Rede Globo é dominado por judeus diretores,produtores e apresentadores ( OBS. alem destes judeus e judias citados existem centenas de outros e mais de 200 atores, atrizes, comediantes, artistas e apresentadores judeus e judias e milhares de empregados e colaboradores da " Rede Globo Judaica Midiática Brasileira" )como Arnaldo Jabor,Carlos Sanderberg,Luciano Huck, Jairo Bouer,Luis Erlanger,Marcos Losekann,Marcius Melhem e Leandro Hassum,Vladimir Brichta,Tiago Leifert, Pedro Bial,William Waack,William Bonner & Fatima Bernardes,Ernesto Paglial & Sandra Annenberg,Mônica Waldvogel,Renata Malkes,Sandra Passarinho,Amora Mautner, Lillian W. Fibe,Esther Jablonski,Glenda Kozlowski,Gilberto Braga,Wolf Maya,Mário Cohen,Ricardo Waddington,Max Gerinder ,Maurício Kubrusly,Mauro Molchansky,Maurício Sirotsky ,Marcelo Rosenbaum,Michel Bercovitch,Fábio Steinberg, Roberto Kovalick,Guilherme Weber,Caio Blinder,Daniel Filho,Gilberto Braga,Walcyr Carrasco,Carlos H. Schroder e o poderoso Ali Kamel diretor chefe responsável e autor do livro Best seller o manual segregador (A Bíblia do racismo,que irônico tem por titulo NÃO SOMOS RACISTA baseado e num monte de inverdades e teses racistas contra os negros afrodescendentes brasileiros) E por Maurício Sherman Nisenbaum (que Grande Otelo, Jamelão e Luis Carlos da Vila chamavam o de racista porque este e o Judeu sionista racista Adolfo Block dono Manchete discriminavam os negros)responsável dirige o humorístico Zorra Total Foi dono da criação de programas e dos programas infantis apresentados por Xuxa(Luciano Szafir)e Angélica(Luciano Hulk) ambas tendo seus filhos com judeus,apresentadoras descobertas e lançadas por ele no seu pré-conceitos de padrão de beleza e qualidade da Manchete TV dominada por judeus sionistas,este BULLIYING NEGLIGENTE PERVERSO da Globo,

Jama Libya disse...

2° A GLOBO do BULLIYING NEGLIGENTE PERVERSO da Globo, que nem ADOLF HITLER fez aos judeus mas os judeu sionistas da TV GLOBO faz para a população negra afrodescendente brasileira isto ocorre em todo lugar do Brasil para nós não tem graça, esta desgraça de Humor racista criminoso, que humilha crianças é desumano para qualquer sexo, cor, raça, religião, nacionalidade etc. o pior de tudo esta degradação racista constrangedora cruel é patrocinada e apoiada por o Sr Ali KAMEL fascista sionista (marido da judia Patrícia Kogut jornalista do GLOBO que liderou dezenas de judeus artistas intelectuais e empresários dos 113 nomes(Manifesto Contra as contra raciais) defendida pela radical advogada Procuradora judia Roberta Kaufmann do DEM e PSDB e o Senador Demóstenes Torres que foi cassado por corrupção)TV Globo esta mesma que fez anuncio constante do programa (27ª C.E. arrecada mais de R$ 10,milhões reais de CENTARROS para esmola da farsa e iludir enganando escondendo a divida ao BNDES de mais de 3 bilhões dólares dinheiro publico do Brasil ) que tem com o título ‘A Esperança é o que nos Move’, show do “Criança Esperança”de 2012 celebrará a formação da identidade brasileira a partir da mistura de diferentes etnias) e comete o Genocídio racista imoral contra a maior parte do povo brasileiro é lamentável que os judeus se divirtam com humor e debochem do verdadeiro holocausto afro-indigena brasileiro o Judeu Sergio Groisman em seu Programa Altas Horas e assim no Programa Encontro com a judia Fátima Bernardes riem e se divertem.(A atriz judia Samantha Schmütz em papel de criança um estereótipo desleal e cruel se amedronta diante aquela mulher extremamente feia) para nós negros afros brasileiros a Rede GLOBO promove incentiva preconceitos raciais que humilha e choca o povo brasileiro.Organização Negra Nacional Quilombo ONNQ 20/11/1970 – REQBRA Revolução Quilombolivariana do Brasil - quilombonnq@bol.com.br

Márcia Viegas disse...

iFuerte!