... ou Musicalizando a Geografia? Não sei bem... A Geografia e a Música são tão indissociáveis quanto espaço e tempo, futebol e bola, Piu-piu e Frajola, etc...
Das favelas vieram meus ídolos e grande parte da cultura popular brasileira. Lá está o que entendo por riqueza! Lá está a força e a resistência de um povo desassistido pelo Estado! Eis a importância de se pensar e se trabalhar em sala de aula as causas e contribuições das favelas! Por isso indico este samba aos colegas professores de Geografia, para conhecimento e utilização em sala de aula como uma forma eficaz e agradável para sensibilizarmos, desconstruirmos preconceitos e valorizarmos a nossa cultura.
Tantinho da Mangueira, dono da voz que interpreta a música. |
As imagens que escolhi para ilustrar o vídeo funcionam como uma linguagem não verbal, bem como a sua melodia, boa para sentirmos e compreendermos melhor tal processo. Nossos alunos aprendem muito imageticamente! Elas partem em preto e branco, tristes, de tempos difíceis da busca destas pessoas por uma área para simplesmente viver, obterem o mínimo de qualidade de vida. Com o decorrer do vídeo, as imagens ganham cor e mostram a favela de uma forma que não estamos acostumados a ver através da mídia, que comumente deprecia e mostra na maior parte das vezes somente seus problemas sociais.
O texto da música é facilmente relacionável com os cinco conceitos mais importantes da ciência geográfica: Espaço Geográfico, Paisagem, Região, Território e Lugar. Alguns, inclusive, são citados. É pura Geografia.
Usa a música! E depois me conta como! Seria uma alegria imensa saber que algum colega utilizou esta música em aula. Ainda mais se trabalhar com este vídeo! Conversemos, troquemos experiências!!!
Link para a letra da música: aqui!
.
.
2 comentários:
baita música, baita texto e baita vídeo. tu é o cara.
.muito bom, deixei nos favoritos pra usar ano que vem
valeu e parabéns
abração
Postar um comentário